Páginas

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Deus nasce como um Pobre


                                    Lc 2,1-14


Naquele tempo o imperador Augusto mandou uma ordem para todos os povos do Império. Todas as pessoas deviam se registrar a fim de ser feita uma contagem da população. Quando foi feito esse primeiro recenseamento, Cirênio era governador da Síria. Então todos foram se registrar, cada um na sua própria cidade.
Por isso José foi de Nazaré, na Galiléia, para a região da Judéia, a uma cidade chamada Belém, onde tinha nascido o rei Davi. José foi registrar-se lá porque era descendente de Davi. Levou consigo Maria, com quem tinha casamento contratado. Ela estava grávida, e aconteceu que, enquanto se achavam em Belém, chegou o tempo de a criança nascer. Então Maria deu à luz o seu primeiro filho. Enrolou o menino em panos e o deitou numa manjedoura, pois não havia lugar para eles na pensão. 
Naquela região havia pastores que estavam passando a noite nos campos, tomando conta dos rebanhos de ovelhas. Então um anjo do Senhor apareceu, e a luz gloriosa do Senhor brilhou por cima dos pastores. Eles ficaram com muito medo, mas o anjo disse: 
- Não tenham medo! Estou aqui a fim de trazer uma boa notícia para vocês, e ela será motivo de grande alegria também para todo o povo! Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês - o Messias, o Senhor! Esta será a prova: vocês encontrarão uma criancinha enrolada em panos e deitada numa manjedoura. 
No mesmo instante apareceu junto com o anjo uma multidão de outros anjos, como se fosse um exército celestial. Eles cantavam hinos de louvor a Deus, dizendo 
- Glória a Deus nas maiores alturas do céu! 
E paz na terra para as pessoas a quem ele quer bem! 

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

José, modelo de compromisso com Deus

                    Mt 1,18-24

O nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, a sua mãe, ia casar com José. Mas antes do casamento ela ficou grávida pelo Espírito Santo. José, com quem Maria ia casar, era um homem que sempre fazia o que era direito. Ele não queria difamar Maria e por isso resolveu desmanchar o contrato de casamento sem ninguém saber. Enquanto José estava pensando nisso, um anjo do Senhor apareceu a ele num sonho e disse:
- José, descendente de Davi, não tenha medo de receber Maria como sua esposa, pois ela está grávida pelo Espírito Santo. Ela terá um menino, e você porá nele o nome de Jesus, pois ele salvará o seu povo dos pecados deles.
Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito por meio do profeta:
"A virgem ficará grávida e terá um filho que receberá o nome de Emanuel." (Emanuel quer dizer "Deus está conosco".) Quando José acordou, fez o que o anjo do Senhor havia mandado e casou com Maria

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Orientações do Ano Mariano na diocese de Bragança

Banner do ano mariano

DIOCESE DE BRAGANÇA DO PARÁ
ANO MARIANO
Tema: Maria, Mãe de Deus e nossa
Lema: Fazei tudo o que ele vos disser – Jo 2,5
ORIENTAÇÕES PRÁTICAS
No dia 7 de dezembro de 2012, em Bragança, o Bispo Diocesano abriu solenemente o Ano Mariano, cujas atividades se estenderão de 2012 ao ano 2015, quando será solenemente encerrado.
A abertura do Ano Mariano foi precedido de um Encontro dos Evangelizadores com Dom Luís, sacerdotes, diácono e Religiosas representantes das paróquias e do nosso Seminário Maior.
Resulta daquela reunião algumas orientações a serem seguidas nas Paróquias e no Seminário Paulo VI na Diocese de Bragança, com aprovação do Bispo Diocesano:
Catedral de Bragança do pará
- 7 de Dezembro de 2012, na Catedral de Bragança: solene celebração eucarística de abertura do Ano Mariano. Bênção das Imagens de Nossa Senhora do Rosário e entrega destas às Paróquias e Seminário.
- Fevereiro-Março/2013 (Quaresma): durante o período quaresmal, em cada paróquia, o Pároco constitua a Comissão Paroquial do Ano Mariano, com cujos membros poderá aprofundar as apostilas produzidas pela Comissão Central para a formação dos Evangelizadores. Estes deverão ser recrutados nas Comunidades urbanas e rurais da paróquia em número suficiente para as Peregrinações da Imagem de Nossa Senhora, da Matriz para cada Comunidade.
- Abril/2013 (Tempo Pascal): Em cada paróquia, os Padres realizem a formação dos Evangelizadores em vista das Peregrinações do Ano Mariano e, com os Líderes de Pastorais, Movimentos e Serviços na Paróquia, planejem o programa e iniciativas para um efetivo Lançamento do Ano Mariano em sua paróquia.
- 5 de Maio de 2013: Em cada Paróquia e no Seminário, Lançamento Paroquial do Ano Mariano
Bispo Dom Luiz Ferrando
- De acordo com agendamento com o Secretário do Bispo, a nível paroquial, na Matriz, com a presença de Dom Luís, culminância do Ano mariano, com a Semana de Peregrinações na Matriz.
  1. - Antes e depois da culminância do Ano Mariano, na Matriz e nas Comunidades urbanas e rurais, poderão ser feitas as Catequeses Orantes, o aprofundamento do Ano da Fé (conforme subsídio a ser produzido pela Comissão Central). Exemplares dos livrinhos destes subsídios deverão ser solicitados ao Instituto de Pastoral Regional, da CNBB Norte II, pelo telefone (91) 3238-1555 (falar como Alan).


SUGESTÕES DA COMISSÃO CENTRAL:
- Como se trata de um Projeto de Evangelização a nível diocesano, ao longo do triênio 2013-2015, todas as atividades deverão de alguma maneira se referir ao Ano Mariano, com seu tema e lema. Isso vai orientar a escolha dos temas de Círios e Festas dos/as Padroeiros/as, encontros com as várias faixas etárias, aprofundamento na Catequese, na Liturgia, na Família, no Dízimo.
- Seja divulgada a logomarca em todos os ambientes da Diocese, principalmente com visíveis banneres nas capelas e na paróquia.
- Seja feita na paróquia uma provisão financeira para os investimentos no Ano Mariano.
- Promova-se um concurso de música sobre o tema e lema do Ano Mariano para uma futura composição de CD do Ano Mariano (falar com Pe. Fernando Dutra, da Cúria Diocesana, e Ir. Kelly, da Catedral).
- Para a culminância semana de Peregrinações Marianas, na sede paroquial, com a presença do Bispo, a Comissão Paroquial coordene tudo com antecedência, a fim de se evitar improvisações, inclusive as celebrações dos Sacramentos que o Bispo poderá presidir (Crisma, Primeiras Comunhões, Confissões, Batismos de Adultos, etc…)
- No Distrito Pastoral, organize-se ao longo de 2013-2015 Mutirões de Confissões em cada Paróquia, a fim de permitir que as pessoas sejam atendidas pelos Padres, e celebrem a sua Reconciliação com maior proveito. Seria bom que isso acontecesse após Celebração Penitencial bem preparada.
- Ao longo do triênio, sejam realizadas a nível paroquial e distrital cada etapa realizada no Ano Mariano, a fim de se corrigir falhas e melhorar mais ainda.
Pe. Aldo Fernandes
Pela Comissão Central do Ano Mariano

Diocese de Bragança abre oficialmente o Ano Mariano


A Diocese de Bragança está iniciando um caminho de evangelização que a projeta num quadriênio de grande movimentação: é o Ano Mariano, que se estende de 2012 a 2015. A abertura oficial aconteceu na sexta-feira, 07,  à tarde no EFAC. no encontro estavam presentes os Padres e representantes das paróquias, Dom Luís Ferrando explicou como será o ano mariano e, como as paróquias vão trabalhar para desenvolver esse lindo projeto de evangelização.
O Projeto Ano Mariano nasce da vontade de Dom Luís Ferrando, Bispo Diocesano de Bragança, que, tendo como lema episcopal a palavra da Virgem Maria: “Faça-se em mim segundo a tua Palavra”, quer concluir seu ministério de governo pastoral com uma homenagem à Mãe de Jesus. Sacerdotes, Religiosos, Religiosas, Leigos e Leigas aderiram ao Projeto e logo uma Comissão Central foi formada, tendo como presidente o próprio Bispo, auxiliado por Pe. Gerenaldo, Pe. Aldo o Casal José Ribamar e Maria Inez Oliveira.


O tema do ano mariano é este: “Mãe de Deus e Nossa” e o lema: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. A missa de abertura foi celebrada na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Catedral, Dom Luís Ferrando presidente da celebração entregou para cada representante uma imagem da Padroeira da Diocese de Bragança, Nossa Senhora do Rosário. A imagem de Nossa senhora do Rosário, Simboliza o ano da missão em nossa diocese. O ano mariano concluirá no ano de 2015.
O cronograma das atividades definidas pela Comissão é o seguinte:
- 2013: Nas Famílias, Grupos de Evangelização Domiciliar, Pastorais, Movimentos e Serviços, Encontros de Catequese Orante, com os livrinhos publicados pelo Instituto de Pastoral Regional, sobre 10 temas marianos propostos pelo Bispo Diocesano.
- Fevereiro de 2013 a Outubro de 2015: Missões nas Comunidades Paroquiais e Semanas Missionárias, encerradas com a presença do Bispo Diocesano.
- Novembro de 2015 – Solenidade de Cristo Rei: Solene Eucaristia de Encerramento do Ano Mariano em Bragança, presidida por Dom Luís e concelebrada por todo o Presbitério, com a presença das Caravanas da Diocese de Bragança.
Pe. Aldo Fernandes
Pela Comissão Central do Ano Mariano

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Comunidade inicia suas festividades em honra a Santa Luzia



A comunidade de Santa Luzia, do bairro da Jaderlãndia, está em festa. por causa da Festividade de sua padroeira que vai do dia 04 a 13 de dezembro. durante essa semana está acontecendo as novenas, orações, louvores a nosso senhor jesus cristo.


Programação- datas importantes da festividades

Dia 30/11/12- caminhada de santa luzia, percorrendo ruas e avenida do bairro do jaderlãndia 
Dia 08/12/12- sábado  as 19:30 arrai de santa luzia, venda de comidas tipicas, danças, louvores, apresentações.

Dia 09/12/12-Domingo as 19:30 missa presidida pelo vigário da paroquia padre Calazans  e realização da 1 comunhão da crianças da catequese.


Dia 13/12/12- quinta feira as 19:30. missa alusiva a Santa luzia. presidida pelo padre Calazans. 

Participe você também da Festividade de santa luzia.


(Durante toda a semana está acontecendo as novenas)